Relaçoes publicas
As pesquisas em Relaçoes públicas estáo classificadas em categorias distintas.
Pesquisas especificas, que determinam as açoes a serem feitas durante o processo de Relaçoes Públicas. Sendo elas:
-Pesquisa institucional: aplicada internamente aos dirigentes da organizaçao e tem como objetivo comparar seus próprios desempenhos, por períodos fixados de tempo.
-Pesquisa de motivaçao: é uma pesquisa qualitativa feita atraves de testes psicológicos em um grupo pequeno de pessoas (principalmente o público interno). Depreende as motivaçoes que levam uma pessoa a agir de maneira peculiar, a expressar opiniões específicas ou aderir a uma reformulação da empresa.
-Pesquisa de clima organizacional: é realizada com o público interno para averiguar a visão que os empregados tem sobre as polícias praticadoas pela empresa e o nível de reconhecimento da liderança dos dirigentes da empresa.
-Pesquisa etnográfica: é aplicada para fins de relaçonamento com os públicos, pesquisa-se os habitos, rotinas e modo de vida dos observados.
-Pesquisa participante e pesquisa-ação: realizada com vários públicos onde a comuniçação é recíproca com o “pesquisado” tendo como objetivo alcançar um novo caráter das Relações Públicas: fazer com os públicos e não para os públicos.
-Pesquisa de opinião: empreendida com grupos de interesse da organização utilizando o método científico.
-Pesquisa de atitude: levanta quais atitudes seriam tomadas pelos investigados diante de questões específicas.
-Pesquisa de avaliação: realizada com os públicos após a execusão das programações de Relações Públicas para avaliar