Relaçoes interpessoais
Os membros do grupo, quando se propõem realizar uma tarefa comum, apresentam uma certa coesão que os força a agir na consecução dos objectivos mantendo-os unidos, isto é, coesos.
Uma das condições básicas para que os membros do grupo cooperem é a CONFIANÇA que se deverá desenvolver entre eles.
Nos grupos, onde a cooperação é elevada, as pessoas sentem-se motivadas pelo trabalho produzido e mantêm um alto nível de frequência de comportamentos que os levam à solução dos problemas.
O comportamento individual é importante para o sucesso do grupo. O indivíduo sente-se apoiado e aprovado pelos restantes membros do grupo. Tal facto tende a aumentar o seu desempenho.
O bom contributo de um membro de um grupo conduz os restantes a reforçarem ainda mais o seu desempenho.
(
O grupo existe em função da necessidade de se executar uma tarefa comum e da necessidade de se manter coeso em unidade de trabalho.
(
O comportamento adequado ao sucesso do grupo é o comportamento ASSERTIVO, ou seja, auto-afirmativo.
IMPORTÂNCIA DA COESÃO DO GRUPO
Coesão de um grupo é o resultado de todas as forças que actuam sobre os membros para que permaneçam no grupo.
O conceito de coesão poderá também ser o de “atracção interpessoal”.
As pessoas que constituem o grupo devem sentir alguma atracção entre si, mantendo uma boa relação. Deste modo, as pessoas partilham algo de comum, partilham uma determinada IDENTIDADE..
É pelo facto das pessoas cooperarem, e apresentarem atitudes semelhantes, que se tornam coesas, existindo entre elas, atracção interpessoal.
A coesão do grupo permite, de um modo geral:
(
o que os membros do grupo permaneçam juntos; o que os membros do grupo confiem e sejam leais; o que os seus membros se sintam seguros; o que os seus membros se deixem influenciar pelo grupo; o que aumente significativamente a satisfação dos seus membros, à medida que o