RELAÇOES ECOLÓGICAS
Relações ecológicas são as relações dos seres vivos entre si e o meio, em uma comunidade.
Em ecologia, chamamos de comunidade e totalidade de organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si. A comunidade é o nível mais elevado de um ecossistema.
O ecossistema, por sua vez, é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
Quando as relações ecológicas ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie, elas são chamadas relações intraespecíficas. E quando ocorrem com indivíduos de espécie diferentes são chamadas relações interespecíficas.
Relações intraespecíficas podem ser:
Harmônicas - Colônias e sociedade.
Desarmônicas – canibalismo e competição.
Relações interespecíficas podem ser:
Harmônicas – comensalismo, Protocooperação, Inquilinismo, Mimetismo e Mutualismo.
Desarmônicas – Amensalismo, Competição, Esclavagismo, Herbivorismo, Parasitismo e Predatismo.
Relações Ecológicas intraespecíficas Harmônicas
Colônia
As colônias são associações de indivíduos da mesma espécie que formam uma unidade estrutural e funcional diferente do organismo individual, neste tipo de interação, todos indivíduos levam vantagem, e eles são dependentes uns dos outros.
Um exemplo de animais que formam colônias são os recifes de corais, Eles são formados por milhões de pequenos animais que secretam um esqueleto rígido criando uma forte proteção externa.
Sociedade
Sociedade é uma união permanente de indivíduos que fazem divisão de tarefas e que não são completamente dependentes uns dos outros. Como exemplo de animais que vivem em sociedade podemos citar abelhas, castores, suricatos, gorilas e os humanos, entre muitos outros.
Um exemplo clássico de animais que vivem em sociedade são as formigas. As formigas criam grandes formigueiros onde cada indivíduo já nasce com uma função estabelecida para o desenvolvimento geral do formigueiro. Em um