Relaçoes ecologicas
JAQUELINE, JOAS, MAYANE, POLIANE
•MUTUALISMO
Mutualismo é uma interação (relação) entre duas espécies, em que ocorrem benefícios para ambas.
Ou seja, ao viver em conjunto, as duas espécies saem ganhando em algum aspecto. No mutualismo, as espécies podem ou não viver juntas, dependendo do tipo de relação.
Tipos de mutualismo:
Mutualismo Obrigatório
Também conhecida como simbiose, nesta relação as espécies dependem uma da outra para sobreviver. O líquen é o exemplo mais clássico desta relação. Ele é formado por uma relação simbiótica entre uma alga e um fungo. Nesta associação, a alga se encarrega da fotossíntese, enquanto o fungo é responsável pela absorção.
Tipos de mutualismo:
Mutualismo Facultativo
Também conhecida como protocooperação, neste tipo de associação não ocorre a dependência, embora ambas as espécies sejam beneficiadas. Um bom exemplo é a relação existente entre algumas espécies de aves e o gado. As aves pegam parasitas no gado para se alimentar.
Ambos são beneficiados, porém podem viver sem a relação.
•COMENSALISMO
É uma das relações harmônicas interespecíficas
(entre indivíduos de espécies diferentes), caracterizada por ser benéfica para uma das partes, sem causar prejuízo para a outra parte, em situações que envolvam alimentos, tais como restos de alimentos ou do metabolismo. É denominado comensal, a espécie que se alimenta dos restos da outra espécie.
EXEMPLOS DE COMENSALISMO:
Leão e a Hiena – Nessa relação, o comensal é a hiena,
que fica a espreita dos leões, que geralmente vivem em bandos, aguardando que estes saiam para caçar e se alimentem, para servirem-se das carcaças deixadas pelos felinos.
EXEMPLOS DE COMENSALISMO:
Urubu e o Homem – Nessa relação o comensal é o
urubu, que se alimenta do desperdício dos homens, geralmente nos lixões das cidades.
•Inquilinismo
É uma relação interespecífica harmônica, porém somente uma