Relaçao da economia e outras ciencias
Economia e Física: Apesar de não existirem 'processos físicos' em Economia, os físicos esperam contribuir para dar resposta a algumas das questões em aberto, através da aplicação dos métodos da Física Estatística. A Economia é a Ciência Social em que existem dados experimentais em maior profusão e detalhe, o que facilita o descartar pelo método científico das teorias e conjecturas erradas. Um dos ramos da Economia que parece particularmente promissor para a aplicação das ideias da Física Estatística é o das flutuações de preços nos mercados financeiros. Estas têm todos os ingredientes que os físicos estatísticos acham particularmente interessantes: são grandes, não gaussianas, têm longas correlações temporais, exibem leis de potência e são universais, pois, para escalas de tempo curtas, as flutuações em activos tão díspares como as acções, obrigações, divisas, mercadorias como o petróleo ou o algodão, assim como as de outros instrumentos financeiros, são muito semelhantes.
Economia e Biologia:
Economia e Geografia: Acidentes geográficos interferem no desempenho das atividades econômicas e são utilizadas para estudar as questões ligadas aos diferenciais de distribuição de renda.
Economia e História: As idéias que constroem as teorias são formuladas num contexto histórico em que se desenvolvem as atividades e as instituições econômicas. A pesquisa sobre os fatos econômicos tem como base os registros históricos.
Economia, Matemática e Estatística: A economia faz uso da lógica matemática e das probabilidades estatísticas. Comportamento econômico, pode ser expressado por funções matemáticas.
Economia e Direito: Relações econômicas são reguladas por normas jurídicas e novas questões econômicas provocam a mudança nas leis.
Economia e Política-Moral-Justiça: Política é a arte de governar (exercício do poder), e esse poder tenta exercer influências sobre a economia. E procuram interferir numa distribuição de renda que lhes seja