Relaxamento
O relaxamento é uma técnica física que auxilia nos estados de estresse, tensão muscular, ou ainda como meio revigorante que atua beneficamente sobre sua saúde física, mental e emocional.
Para fazer relaxamento, o ideal é estar num ambiente confortável, aquecido, à meia luz e silencioso.
A nossa mente está em atividade o tempo todo. O relaxamento serve para observarmos nossos pensamentos e desacelerá-los conforme nossa vontade, deixando-os mais leves, tranqüilos — ou até mesmo cessando-os. Quando paramos a “máquina do pensamento”, entramos em um estado de serenidade e paz.
Relaxar é reduzir drasticamente a atividade muscular, física e psíquica, através de um ato consciente e auto-dirigido.
Benefícios do Relaxamento
O relaxamento auxilia na prevenção dos estados de estresse, tensão muscular e fadiga mental. Ele também é considerado um revigorante que atua beneficamente sobre a saúde física, mental e emocional.
O relaxamento pode ser obtido através de exercícios básicos de educação da mente, de visualizações e energização.
Todo relaxamento deve ser feito em local calmo e tranqüilo, e com música ambiente calma. O paciente deve procurar ficar numa posição bem confortável, bem à vontade, sentada ou deitada na posição com a qual sentir-se melhor. Durante os exercícios de relaxamento, não deve-se utilizar nada que possa apertar ou incomodar o paciente. Deve-se afrouxar bem as roupas e retirar os sapatos. Fechar os olhos e procurar não abri-los até o final do exercício.
Procure praticar técnicas de relaxamento diariamente. O hábito faz com que o organismo acostume-se a obedecer nossas ordens mentais. O relaxamento pode ser praticado a qualquer hora do dia. Ele é particularmente benéfico à noite, antes de dormir (para que o sono possa ser melhor aproveitado) ou então pela manhã, ao acordar, para nos prepararmos para o novo