Relaxamento e Alongamento em Gestantes
Na correria do dia a dia, as gestantes só notam as transformações pela qual o corpo passa quando as dores começam a incomodar. Há uma série de alongamentos e exercícios que podem ser incorporados na rotina da gestante.
Os exercícios respiratórios são importantíssimos durante a gestação, pois permite a mulher uma consciência corporal, uma melhor oxigenação há ela e ao feto, além de ser muito útil no momento do parto.
Alongar-se é importante poistonifica os músculos e elimina resíduos químicos proporcionando maior flexibilidade, prevenindo lesões e melhorando a postura e a consciência corporalindicados por alguns obstetras. Orelaxamento pode ser feito durante o alongamento ou independentemente, praticando-o em qualquer momento e lugar.
Os processos de alongamento e relaxamento são essenciais para a busca da harmonia e dos equilíbrios físico, emocional e mental, já que na fase gestacional a mulher passa por várias transformações corporal, emocional que em alguns casos as deixam fragilizadas.
Exercício respiratório
Primeiro exercício
Sequência de execução :
1. Sente-se com os pés bem apoiados nochão e as costas confortáveis, prestando bastante atenção na região lombar.
2. As duas mãos devem ficar pousadassobre o tórax.
3. Inspire pelo nariz, percebendo queos dedos se afastam ligeiramente, e, depois, expire lentamente pela boca, notando que os dedos agora se aproximam.
4. Repita este exercício dez vezes.
Exercício para as costas
A postura e o andar são profundamente alterados durante a gestação devido ao aumento de peso, e com isso provoca dores lombares, é fundamental que a gestante pratique exercícios de alongamento e reforço da musculatura. Os alongamentos são permitidos durante toda a gravidez eles são simples, proporcionam relaxamento e equilíbrio para grupos musculares sobrecarregados.
Sequência do execução:
Primeiro exercício
1. Em pé, mantenha os joelhos levemente flexionados e as costas alongadas.