relatórios e parecer dos auditores
1. Conceito
O relatório de auditoria é a última etapa a ser cumprida pelo auditor, após ter utilizado todas as técnicas, aplicado as normas e sistematizado sua auditoria em papéis de trabalho, ou seja, representa o produto final do auditor.
2. Objetivo
Sua principal objetivo é transmitir as informações coletadas no decorrer do trabalho, evitar o excesso de informações inúteis. O parecer de Auditoria tem a finalidade de informar a seus usuários o seguinte: a) o trabalho realizado; b) a extensão abrangida pelo trabalho; c) a forma de sua realização; d) os fatos relevantes observados e e) as conclusões chegadas.
A opinião expressa nesse parecer deve estar baseada em fatos concretos devidamente comprováveis através dos papeis de trabalho e uma consubstanciada análise desses fatos sendo imparcial e independente.
3. Estrutura
O relatório do auditor independente padrão compreende basicamente quatro parágrafos:
Identificação da Entidade, das demonstrações financeiras auditadas e do período auditado;
Responsabilidade da administração sobre as demonstrações financeiras;
Responsabilidade dos auditores independentes sobre as demonstrações;
Opinião dos auditores independentes.
Com relação ao título, destinatário, data e assinatura:
O título mais recomendado é “Relatório dos Auditores Independentes sobre as demonstrações financeiras”. Normalmente é endereçado as pessoas para quem o relatório é elaborado, geralmente para os acionistas ou para os responsáveis pela governa, da entidade cuja as demonstrações contábeis estão sendo auditadas.
A data do parecer deve corresponder ao dia de encerramento dos trabalhos de auditoria na entidade. Deve ser assinado pelo sócio responsável pelo serviço de auditoria. No brasil, é requerido pelo Conselho Federal de Contabilidade a identificação do auditor, tanto da firma de auditoria como do sócio responsável pelo número de registro no Conselho Regional de Contabilidade.
4. Tipos de relatórios de