Relatórios de fisiologia
O sistema sensorial é constituido pelos órgãos do sentido, como pele, ouvido, olhos, fossas nasais e língua, onde são encontradas as terminações sensitivas do sistema nervoso periférico. Os diferentes estímulos do ambiente são transformados em estímulos nervosos devido à capacidade que esses órgãos possuem. Os receptores podem ser classificados, de acordo com a natureza do estímulo que são capazes de captar, como: quimiorreceptores, fotorreceptores, termorreceptores, mecanorreceptores. * Quimioceptores, sensíveis à presença ou concentração de determinadas substâncias, como os responsáveis pelo paladar e olfato, * Fotoceptores, sensíveis à luz, como os cones e bastonetes dos olhos, * Termoceptores, sensíveis às mudanças da temperatura, * Mecanoceptores, responsáveis pelas sensações tácteis e auditivas, e * Terminações livres.
A Porção somática do sistema sensorial transmite as informações sensoriais dos receptores vindas de todas as partes do corpo. Estas informações entram no sistema nervoso via nervos periféricos e são conduzidas para áreas sensoriais múltiplas na medula espinhal, na substância reticular da ponte, bulbo e do mesencéfalo, no cerebelo, no tálamo e nas áreas somestésicas do córtex cerebral.
2- OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS:
Estudar os receptores periféricos e suas propriedades.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3 – MATERIAL E MÉTODOS
Para a realização da prática do sistema sensorial, foram utilizados os próprios alunos da FAESF. No primeiro experimento colocamos em uma bacia de água à 50 °C e em outra água à 10 °C. Introduzimos o dedo indicador na água quente por 15 segundos ou até quando resistíssemos. Esperamos um pouco e introduzimos a mão inteira. Em continuação, introduzimos um dedo durante 15 segundos e após a mão inteira por outros 15 segundos, na bacia com água quente. Com a outra mão, na mesma bacia, introduzimos primeiro a mão e depois o dedo, por 15 segundos cada. Repetimos o experimento com