Relatório
Relatório de produtos analisados em Laboratório.
I. Introdução (deve ser sempre baseada na bibliografia disponível)
MARTHA REIS, define que a medida do grau de acidez de uma solução (como a chuva, por exemplo) é definida pelo teor de íons hidrônio, H3O¹+(aq), livres por unidade de volume que ela apresenta, o que é denominado potencial hidrogeniônico e simbolizado por pH. Quanto menor o pH de uma solução, maior o seu grau de acidez.
Isso ocorre porque a escala de ph é logarítmica, ou seja, o pH é definido como logaritmo negativo da concentração de íons H3O¹+, na base 10, o que pode ser representado pela expressão:
pH = - log [H3O¹+] .:. [H3O¹+] = 10
II. Materiais.
O trabalho desenvolvido em Laboratório, na data de 29 de janeiro de 2015, foi a medição do pH de diversos produtos de diferentes composições químicas:
Limão
Antes de iniciarmos as avaliações nos produtos, nos foi apresentado as ferramentas de trabalho prático, regras e informações básicas de laboratório. Para compreensão e assimilação melhor do conteúdo teórico passado em aula.
Para o experimento foi utilizado os seguintes materiais: Béquer, Proveta, Balão volumétrico, Pipeta, Erlenmeyer, Cadinho, água de torneira, água filtrada, desinfetante, álcool, Formicida, limão, café, borra de café e solo. Nosso instrumento para a medição foi o pHmetro, também conhecido como medidor de pH e uma outra forma de medidor, o de fita. Também foi usado caderno para as anotações, caneta esferográfica, lapiseira e calculadora para tirar a média do pH de cada item.
Solo dissolvido em água.
III. Procedimentos
Ao iniciarmos a aula no Laboratório, conhecemos todas as ferramentas que usamos no decorrer das analises. Deste momento em diante, tivemos o contato com os equipamentos, o béquer, a proveta, o balão volumétrico, a pipeta, o erlenmeyer, o cainho e o conhecimentos de suas funções, descobrimos as técnicas