relatório
Curso TÉNICO EM química
SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
Gabriel Sousa
Gabriela S. Silva
Pâmela Immich
Paulo V. O Barreto
Jaraguá do Sul – SC
2014
1. OBJETIVOS
1.1.1 OBJETIVO GERAL
Testar a solubilidade dos compostos orgânicos.
1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar o tipo de grupo funcional da qual a amostra pertence;
Compreender na prática os conceitos de polaridade;
Observar as modificações nas substâncias;
Classificar de acordo com o grupo de solubilidade;
2. INTRODUÇÃO
A solubilidade de compostos orgânicos é um importante parâmetro para a caracterização química. Testes de solubilidade permitem prever a presença ou ausência de grupos funcionais e reatividade em alguns casos. Os testes de solubilidade permitem em uma analise rápida, classificar certos compostos em substâncias ácidas, básicas ou neutras. Em geral os testes são feitos em água, solução de NaOH 5%, Éter, HCl 5%, H2SO4 96%, H3PO4 85% e em NaHCO3 5%.
Para que um sólido se dissolva, as forças de atração que mantêm a sua estrutura, devem se sobrepor pelas interações entre o solvente e o soluto.
Sendo assim a solubilidade dos compostos orgânicos podem ser divididas em duas categorias, que é a solubilidade decorrente da miscibilidade, que nada mais é a capacidade que uma substância líquida tem de se misturar, formando um sistema homogêneo, ou se dissolver em outro líquido. E a solubilidade resultando da reação química, como por exemplo, uma reação ácido-base.
Outro fator que implícita na solubilidade dos compostos, é a polaridade dos solventes, onde a mesma pode ser polar, ou seja, as moléculas que às constituintes apresentam regiões eletronicamente densas, e que por isso têm facilidade em solubilizar quaisquer substâncias de características também polares. E solventes apolares onde a sua característica se dá pela ausência, ou baixa ocorrência, de regiões eletricamente densas