relatório
Biologia
Nome
Dissecação de um rato
Professora responsável:
local
2013
Indice
Questão-Problema, pág 1
Introdução, pág 1
Material, pág 2
Procedimento, pág 3
Resultados, pág 4
Conclusão, pág 5
Bibliografia, pág 6
Questão-Problema
Estudar o sistema reprodutor de um rato.
Introdução
Todos os seres vivos têm um tempo de vida limitado, que pode variar desde alguns minutos até milhares de anos. No entanto, todos eles são finitos. Apesar desse facto, os seus genes perduram ao longo de gerações, graças ao processo evolutivo.
A reprodução deve, pois, ser entendido como uma das funções mais importantes para os seres vivos, ao permitir que a espécie se perpetue muito para além da esperança média de vida de cada indivíduo.
Existe grande variedade de mecanismos que permite a criação de novos indivíduos de uma espécie, a partir dos que já existem. Estes mecanismos podem ser agrupados em dois grandes tipos de reprodução: a reprodução assexuada e reprodução sexuada.
A reprodução assexuada assenta na criação de indivíduos, cujos genes provêm todos de um único progenitor, sem que haja, portanto, fusão de células sexuais. A reprodução assexuada baseia-se, na maior parte dos casos, exclusivamente em processos de divisão celular mitótica e permite uma rápida produção de descendência.
A reprodução sexuada consiste na criação de novos seres à custa da fusão de células haploides, denominadas gâmetas, da qual resulta uma célula diploide, o ovo ou zigoto. Os gâmetas são formados por meiose. Este facto, aliado à união ao acaso de gâmetas, permite uma grande variabilidade genética da descendência.
Material
Metal:
Bisturi;
Pinça;
Tesoura;
Sonda canelada;
Alfinetes de dissecação.
Vidro:
Vidro relógio;
Placa de Petri.
Biológico:
Rato.
Outros:
Algodão;
Éter.