relatório
Óptica, Movimento Uniforme e Uniformemente Variado
1) Uma substância possui índice de refração absoluto igual a 1,25. Sendo a velocidade de propagação da luz no vácuo igual a 3,0. 10-8 m/s, qual a velocidade de propagação da luz na referida substância?
2) Um raio de luz incide sobre uma superfície de um bloco de madeira transparente sob ângulo de 60°. Dados nar = 1e índice de refração do material de que é feito o bloco , qual o ângulo formado entre o raio refletido e o raio refratado?
3) Um raio de luz incide sob um ângulo de 30° numa interface sólido-ar, nesta ordem, emergindo rasante a ela. Sendo nar = 1, qual o índice de refração do sólido?
4) A velocidade da luz num meio A é de 200000km/s e num meio B, 250.000 km/s. Calcule:
a) O índice de refração absoluto do meio A.
b) O índice de refração absoluto do meio B.
c) O índice de refração do meio A em relação ao meio B.
5) Um raio de luz, propagando-se no ar, incide sobre a superfície plana de separação entre o ar e o vidro. Sabendo que o ângulo de incidência é d 45° e o índice de refração absoluto do vidro é , calcule:
a) O ângulo de refração.
b) O desvio angular sofrido pelo raio incidente.
6) Em cada caso, construa a imagem do objeto AB:
7) Uma lente convergente tem distância focal de 6 cm. Um objeto luminoso, de 4 cm de altura, é colocado perpendicularmente ao eixo óptico a 9 cm da lente. Calcule a posição e a altura da imagem.
8) Um objeto luminoso de 8 cm de altura está colocado a 20 cm de ma lente divergente de distância focal 30 cm. Determine as características (posição, tamanho, natureza) da imagem.
9) Uma câmara fotográfica, com lente de 5 cm de distância focal, é usada para fotografar um objeto de 8 m de altura.
a) Qual a distância do objeto à lente para que o tamanho da imagem no filme seja de 2 cm?
b) Dê as características da imagem formada no filme.
10) Uma lente côncavo-convexa tem raios iguais, respectivamente,