Relatório
Hidrelétrica de Barra do Braúna
No dia 1º de Março de 2010,ingressei no Curso Técnico em Meio Ambiente, na Escola João XXIII, em um período de 18 meses.
Para ampliar os conhecimentos desta área, foi necessário a realização prática do conteúdo estudado.
O estágio foi realizado na Empresa Vert Ambiental da cidade de Cataguases-MG, com carga horária de quatro horas, em cinco dias por semana, cumprindo total final de 160 horas, no período de 01/04/2012 à 01/06/2012,sem compromisso monetário.
O estágio foi de grande proveito para abranger meus conhecimentos na área de Meio Ambiente, com visão integrada e com o domínio de técnicas e de tecnologias básicas para contribuírem com o aprimoramento da qualidade ambiental na busca de um desenvolvimento sustentável, com o uso dos recursos naturais, produção sustentável, urbanização planejada, reduções dos impactos ambientais, tratamento adequado e destinação dos poluentes, podendo ainda estruturar ações de educação ambiental para comunidades, além de compor coordenações para implementação de projetos e consultorias.
Este estágio foi realizado em base de trabalhos realizados em empreendimentos hidrelétricos (UHE Barra do Braúna),
1 – Considerações Gerais – Introdução e Desenvolvimento dos Trabalhos
A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) se constitui em um processo de análise amplo e complexo, elaborado como objetivo de prever antecipadamente os possíveis efeitos ambientais da ação do homem, criando condições de evitar ou reduzir estes efeitos a níveis aceitáveis. Este processo deve resultar na identificação, predição, valoração e prevenção do impacto ambiental de um projeto, afim de contribuir para a tomada de decisão sobre sua implantação. A AIA é adotada na realização de Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e do respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Ao planejador, os EIA/RIMA fornecem elementos para o processo de decisão, visando à inserção do projeto no contexto socioeconômico da região