Relatório
Resumo: Na hierarquia da organização da vida, a célula ocupa um lugar particular, a mais pequena unidade estrutural em que as propriedades da vida se manifestam. As dimensões celulares, salvo raras exceções estão aquém do limite de resolução do olho humano. A necessidade de ver para além do que o olho humano permite, levou à utilização do microscópio. Este instrumento auxiliar de visão permite a observação de estruturas de dimensões reduzidas, com um poder de resolução entre 0,1mm e 0,1um.
Os objetivos deste atividade foram:
- Conhecer as características da imagem fornecida pelo M OC;
- Relacionar o sentido de deslocação da imagem com o da preparação;
- Relacionar o poder de resolução do olho humano com o do MOC;
- Relacionar a ampliação utilizada com a área observada;
Introdução: Devido à necessidade de ver para além do que o olho humano permite, surgiu o microscópio. Este instrumento auxiliar de visão permite a observação de estruturas de dimensões reduzidas, as quais estão fora do alcance da perceção humana.
A teoria celular é uma das grandes teorias unificadoras da Biologia:
A célula é a unidade básica de estrutura e função dos seres vivos.
Todas as células provêm de células preexistentes.
A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade.
Em microscopia ótica o valor total da ampliação de uma imagem é dado pela eguinte fórmula:
Ampliação total = Ampliação ocular X Ampliação objetiva
O MOC é constituído por uma parte mecânica e outra ótica. As peças que constituem a parte mecânica, ou servem de suporte (o tubo ou canhão suporta a ocular, o revólver as objetivas, a platina a preparação, base ou pé suporta o próprio microscópio e a coluna ou braço que suporta a platina e o revólver), ou fazem parte do sistema de focagem (parafusos: macrométrico e micrométrico). Dentro da parte ótica, umas peças servem para iluminar (diafragma, condensador, espelho ou lâmpada) - sistema de