relatório
Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia.
Professor (a): Telma Melo
Disciplina: Técnicas Laboratoriais em Química
André de Andrade Fontes
Trabalho Acadêmico
Técnicas Laboratoriais em Química
Imperatriz – MA
Julho – 2013
Universidade Federal do Maranhão
Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia.
Professor (a): Telma Melo
Disciplina: Técnicas Laboratoriais em Química
André de Andrade Fontes
Relatório3:
Características químicas e físicas das substancias
Imperatriz – MA
Julho – 2013
Características químicas e físicas das substâncias
Introdução
Tudo o que podemos observar possuem características, forma, cor e cheiro, com as substancias não é diferentes, mas como tudo o que podemos observar, também podemos às vezes jurar que duas coisas diferentes são iguais pela sua aparência, então como diferenciar duas substancias diferentes que apresentação forma, cor e aparências iguais? Cada substancia possui sua própria característica, sendo que além das aparências físicas que são as que observamos, ainda existem as químicas, onde podemos ver dados que diferenciam essas substancias que aparentemente iguais, mas com muitas diferenças. Como é o caso do Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) e o Cloreto de Sódio (NaCl), ambas com aparências bem parecidas, mas na relação química, imensas diferenças podemos encontrar entre elas.
Objetivo
Observar e entender que todas as substancias existentes e criadas, apesar de poderem algumas parecerem umas com as outras possuem diferenças químicas que as distinguem na hora de classifica-las e de poder ou não, ser utilizada em determinados experimentos.
Metodologia Experimental
Nesse relatório colocarei em questão as características de duas substancias em especial, o Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) e o Cloreto de Sódio (NaCl).
Bicarbonato de Sódio (NAHCO3)
Vamos começar pelo Bicarbonato de Sódio (NAHCO3).
Essa