Relatório
Há materiais que mantém sempre o mesmo valor de resistência, qualquer que seja a Diferença de Potencial aos seus terminais e a Intensidade de Corrente que os atravessa. A estes chamamos de Condutores Ôhmicos ou Lineares. Por outro lado, há materiais cujo valor de resistência varia, consoante a Diferença de Potencial aos seus terminais e a Intensidade de Corrente que os atravessa. A estes chamamos de Condutores Não-Ôhmicos. Ou seja condutores que apresentam sempre uma determinada corrente elétrica fluindo, em determinada tensão, consequentemente tem sempre a mesma resistência. Tais condutores são denominados ôhmicos, por obedecerem a lei de Ohm. Quaisquer outros condutores que não se comportem consistentemente com tal lei são denominados não-ôhmicos.
Quais os aspectos gerais das curvas ddp x corrente para condutores ôhmicos? E para condutores não-ôhmicos?
Para os condutores ôhmicos a corrente elétrica (i) que os percorrem é diretamente proporcional à voltagem ou ddp (V) aplicada. Consequentemente o gráfico V versus i é uma linha reta, cuja inclinação é igual o valor da resistência elétrica do material, sendo constante, como mostra o gráfico abaixo, Representação gráfica da Diferença de Potencial em Função da Intensidade de Corrente num condutor ôhmico.
Já os condutores não-ôhmicos apresenta, tal como já foi dito, diferentes valores de resistência Elétrica, consoante a diferença de potencial aos seus terminais e a intensidade de corrente que o atravessa. Nesse caso, não há proporcionalidade direta entre a Diferença de Potencial aos terminais do condutor e a Intensidade de Corrente que o percorre. A representação gráfica da Diferença de Potencial em função da Intensidade de Corrente já não é uma reta a passar na origem das posições. Pode ser, por exemplo: Exemplo de representação gráfica da Diferença de Potencial em função da Intensidade de corrente num condutor não-ôhmico.
O Que estabelece