Relatório
Tem como objetivo conhecer a construção da competência de saber-conviver com idosos hospitalizados entre os enfermeiros, bem como discutir o significado de saber-conviver na prática de enfermagem e ainda relacionar as situações relacionais, apontadas pelo idoso e pelo enfermeiro, que interferem de maneira favorável ou não na arte de saber-conviver.
PROGRAMA DE TREINAMENTO EM COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM CUIDADOS PALIATIVOS
O projeto propõe e visa validar um programa de capacitação em comunicação interpessoal para profissionais de saúde que atuam com pacientes sob cuidados paliativos. Pautado no referencial teórico de comunicação interpessoal e nos princípios dos cuidados paliativos postulados pela OMS, o programa constitui iniciativa pioneira no Brasil ao abordar a educação de profissionais de saúde de equipes multidisciplinares no que tange à comunicação e relacionamento interpessoal no processo de morrer. Configura-se como uma pesquisa quase-experimental, longitudinal, prospectiva e multicênctrica, com abordagem quanti e qualitativa. Utiliza-se de recursos didático-pedagógicos em linguagem analógica e digital, visando facilitar a compreensão e o desenvolvimento de competências comunicacionais nos profissionais que atuam frente à terminalidade.
1-Uma das premissas básicas da enfermagem é o cuidado incondicional ao próximo, o que independe de cor, raça, credo ou qualquer outro preconceito. Entretanto, muitos profissionais da saúde, não estão preparados para atender com qualidade e respeito os pacientes, principalmente quando o assunto ainda é mais delicado: as pessoas com deficiência, tema do primeiro curso do Programa Enfermagem Cidadã do mês de setembro.
A administradora de empresas Francisca das Chagas Félix, integrante do Movimento para Desenvolvimento das Pessoas Deficientes (MDPD) desde 1979, afirmou que são quase 24