Relatório
Introdução
A energia necessária para o desempenho das funções biológicas no organismo é obtida através da alimentação. Uma dieta balanceada fornece nutrientes que vão ser metabolizados e disponibilizados para síntese de energia, através da oxidação de substâncias como proteínas, carboidratos e lipídios.
O metabolismo é constituído por uma rede de reações químicas que permitem efetuar os processos de obtenção, armazenamento e utilização da energia. Essas reações podem ser classificadas como catabólicas – que quebram moléculas complexas em moléculas simples, ou anabólicas que formam produtos finais complexos a partir de precursores simples.
Dosagem glicêmica
A glicose figura dentre os principais substratos que podem ser utilizados como fonte direta de energia pelos diferentes tecidos do organismo, sendo que o cérebro a usa como fonte exclusiva de energia. Esse carboidrato é armazenada sob forma de glicogênio no fígado e nos músculos, onde por influência de hormônios, como insulina ou glucagon, ela pode ou não ser liberada.
É importante que a concentração da glicose no sangue seja mantida, pois alterações nos níveis plasmáticos podem indicar distúrbios caracterizados como hipoglicemia ou hiperglicemia. A dosagem glicêmica é feita com o paciente em jejum de 8 horas, com avaliação da concentração plasmática. O valor de referência é de até 110 mg/dL.
Dosagem de triglicerídeos e colesterol Os lipídios em sua maioria são ingeridos na forma de triacilgliceróis. Após a digestão essas moléculas são armazenadas nas células adiposas e constituem a maior parte de