Relatório
OBJETIVO: Estudar a capacidade de absorbância de uma determinada solução, através dos diferentes comprimentos de onda e; analisar o melhor comprimento de onda para se trabalhar.
INTRODUÇÃO: É chamado de espectroscopia o método utilizado para análise de elementos simples, da estrutura química de compostos inorgânicos ou grupos funcionais de uma substância orgânica utilizando radiação electromagnética. O exame pode ser destrutivo ou não destrutivo; os exames mais interessantes são os que não destroem as amostras, e dos quais resultem dados precisos.
Sempre quando se excita uma substância com uma fonte de energia, esta pode emitir como absorver radiação em determinado comprimento de onda, desta forma permitindo uma observação do comportamento do corpo de prova. Os resultados da análise espectroscópica de uma amostra providenciam dados sobre a estrutura do analito, tais como geometria de ligação, natureza química de ligandos de um dado átomo, comprimentos de ligações químicas, etc.. A base da espectroscopia é a natureza ondulatória das radiações eletromagnéticas, cuja variável é a freqüência fundamental. Esta determina o número de oscilações realizadas pela onda por unidade de tempo, e o comprimento de onda, distância percorrida pela onda durante um período de tempo correspondente a uma unidade de freqüência, sendo o produto destas definido como a velocidade de propagação da onda.
EMBASAMENTO TEÓRICO – Questões da apostila (Unidade VI – Análise Instrumental)
1) A espectrometria pode ser definida como a maneira como as moléculas respondem ao interagir com a luz.
2) Os elétrons podem transitar entre diferentes níveis, assumindo em cada caso um diferente estado (valor) de energia, absorvendo ou emitindo exatamente a radiação correspondente à diferença de energia entre o valor associado a cada um desses níveis. Quando o elétron