Relatório
1. Por que é necessário macerar o morango (a banana)?
R: Precisamos macerar a fruta para que os produtos utilizados para a retirada do DNA cheguem com mais facilidade até as células.
2. Em que etapa do procedimento ocorre o rompimento das membranas das células do morango (da banana)? Explique. R: No procedimento 2 pois o detergente geralmente serve para dissolver lipídios ou gorduras, como a membrana celular tem na composição uma quantidade grande de lipídios, o que faz com que quando acrescentado detergente eles são extraídos junto com as proteínas que também fazem parte das membranas.
3. Qual a função do sal de cozinha? R: O sal nos da os íons que são necessários para a precipitação do DNA.
4. Qual o papel do álcool? R: O DNA extraído das células da banana se encontram na fase aquosa da mistura, dissolvido na água. Quando colocamos o álcool ele é precipitado, o precipitado aparece na superfície da solução, isto é, na interface entre a mistura aquosa e o álcool.
5. Por que você não pode ver a dupla hélice do DNA extraído? R: Seu diâmetro é muito pequeno (2 nanômetros) e só podemos observar em microscopia eletrônica. Dessa maneira, o que vemos ao fim da experiência é um emaranhado com milhares de moléculas de DNA.
6. Considerando os procedimentos da extração do DNA genômico, você espera obtê-lo sem quebras mecânicas e/ou químicas? R: Sendo cada molécula de DNA enorme, é praticamente impossível obtermos o DNA sem romper mecanicamente ou quimicamente.