Relatório
QUIMICA 12º ANO 2008-2009
Trabalho Experimental nº1: nº1: “Um Ciclo de Cobre” de Cobre”
Realizado Por: João Soares nº8 Júnio Branco nº nº9 Miguel Neves nº11
Prof. Dinis Silva 07-11-2008
Índice
Página |2
Introdução Teórica
O cobre é um metal que aparece na Natureza normalmente sob a forma de alcosite ( )e cuprite . Faz parte do bloco d, e é também um elemento de transição visto que, o ião tem orbitais d em preenchimento. Tal como os outros metais, o cobre apresenta uma baixa energia de ionização, logo um elevado poder redutor. Reage com os ácidos como o ácido nítrico ou o ácido sulfúrico, sendo oxidado pelo anião do ácido e não pelo , uma vez que este possui um poder oxidante menor que o , logo não ocorre reacção. O ciclo do cobre corresponde a uma série de reacções químicas cujo reagente inicial e o produto final são o cobre. O ciclo inicia-se, pois, com o que irá ser oxidado pelo ácido nítrico, libertando-se dióxido de azoto, de cor acastanhada, segundo a equação:
2
2
A esta solução é adicionado hidróxido de sódio que causa a precipitação do cobre (como hidróxido de cobre), segundo a equação:
2
2
Este precipitado, quando é aquecido num ambiente com oxigénio, decompõe-se dando origem ao óxido de cobre:
Adiciona-se ácido sulfúrico ao óxido de cobre dissolvendo o mesmo, formando-se sulfato de cobre, numa reacção ácido-base:
O sulfato de cobre será reduzido pelo
uma vez que o
tem um poder redutor maior:
Página |3
O ciclo de reacções proposto transforma o cobre de acordo com o esquema:
Segundo a lei de Lavoisier, a massa de cobre obtida nesta reacção será igual à massa de cobre inicial. O rendimento da reacção depende da extensão das reacções e do grau de pureza dos reagentes e a qualidade do procedimento.
Página |4
Material
Balança analítica (±0,01 – SCALTEC) Placa de aquecimento (JUNEX) Gobelé de 250ml Vareta de vidro Pipetas graduada de 25 ml Pipetas