Relatório
As reações heterogêneas ocorrem em reatores catalíticos na presença de um sólido, como reagente ou como catalisador em fase gososa ou liquida ou ambas, dependendo do tipo de processo utilizado.
OBJETIVOS
O experimento teve como objetivo analisar a cinética da reação de decomposição do peróxido de hidrogênio catalisada por MnO2, bem como propor um modelo cinético para a reação; Adequar os dados experimentais ao modelo proposto; Determinar os parâmetros cinéticos aparentes. Também deve ser analisado o efeito da agitação na cinética da reação.
METODOLOGIA EXPERIMENTAL
1.1 MATERIAL
Os materiais utilizados para realização do experimento estão descritos na tabela 1.
Tabela 1 – Materiais e equipamentos
Material Quantidade Identificação
Solução de Peróxido de Hidrogênio padronizado 3% 150mL Reagentes líquidos
Dióxido de manganês (MnO2) 3,0 g
Balão de 1.000mL 01 Vidraria
Proveta de 50 mL 01
Agitador magnético 01 Outros
Bomba a vácuo 01
Tubo em U manométrico 01
Cronômetro 01
1.2 PROCEDIMENTO
Inicialmente foi montado o reator com um balão de vidro, onde foi colocado um conector de três saídas, controladas por válvulas: uma ligada a um tubo em U contendo mercúrio outra a um frasco contendo solução de peróxido de hidrogênio e a terceira ligada à bomba de vácuo. O sistema era agitado com o auxilio de um agitador magnético.
Ao balão de vidro, foram adicionados 50 mL de água destilada e 0,5 g de MnO2 finamente dividido. Primeiramente a válvula ligada à bomba de vácuo foi aberta por cerca