Relatório
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
RELATÓRIO DE ATIVIDADES (LEITURA)
1 IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO (RELATOR)
NOME: H S. Miranda (aluna do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Angicos – Noturno.
Matrícula: ..................................
PROFESSOR ORIENTADOR: Prof.ª Maria das Neves Pereira
Órgão de Exercício: UFERSA/Angicos
2 IDENTIFICAÇÃO DA ATVIDADE/OBJETIVOS
Este relatório de Leitura consta uma descrição sumária dos quatro capítulos da obra “O Preconceito Linguístico” de Marcos Bagno (2006), tendo como objetivo exercer a prática dE produção do gênero “relatório”, prática sociocomunicativa e/ou interativa numa situação real como atividade avaliativa da II Unidade 2012.2.
INÍCIO: 06/10/2012
TÉRMINO: 08/10/2012
TOTAL DE HORAS: 20 horas.
3 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA ATIVIDADE
3.1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico - o que é, como se faz. 40ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
3.2 RESUMO DA OBRA (síntese com informações básicas, escrito com as próprias palavras do aluno leitor), contendo 150 a 200 palavras). Num parágrafo apenas.
No livro "Preconceito Linguístico" o autor Marcos Bagno defende como a língua é verdadeiramente falada no Brasil. Critica de forma veemente os mitos inseridos na sociedade que contribuem para o preconceito linguístico. Analisa criticamente cada um dos mitos e conclui de que eles não possuem fundamento racional e nenhuma justificativa. São na realidade resultados da ignorância ideológica que contribui muito para que o preconceito linguístico aumente ainda mais. Marcos Bagno recusa a noção simplista que separa o uso da língua em "certo" e "errado", dedicando-se a uma pesquisa mais profunda e refinada dos fenômenos do português falado e escrito no Brasil. É preciso respeitar a língua falada que muitas vezes não é idêntica à língua escrita, e que o grande problema se