Relatório
GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO PREDIAL: escolha e implantação de um sistema informatizado
Monografia apresentada ao Centro Universitário da FEI, como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de especialista em Gerenciamento de Manutenção, orientado pelo Prof. Luiz Prodomo.
São Paulo
1 INTRODUÇÃO
Até poucos anos, a manutenção dos edifícios era tratada de forma improvisada e, geralmente, baseada apenas em intervenções corretivas. A Gestão da Manutenção Predial, era verificada somente em grandes complexos imobiliários de empresas multinacionais que normalmente aproveitavam a experiência de profissionais oriundos da indústria.
Hoje temos outra realidade, pois o negócio imobiliário tem um grande potencial no
Brasil e está alinhado com as exigências da globalização e da tecnologia importada por empresas estrangeiras, que exigem que o profissional de manutenção predial se especialize e utilize ferramentas modernas de gestão.
Hoje temos diversas certificações que servem de referência para indicar a modernidade e a atratividade de uma edificação que, para alcançar o reconhecimento da comunidade certificadora deve priorizar os conceitos acessibilidade, disponibilidade, economia de recursos (tanto naturais quanto financeiros), entre outros.
Há algum tempo temos verificado que as organizações de classe (associações, órgãos regulamentadores, grupos de interesse, acadêmicos, etc.) têm se empenhado para semear e divulgar a qualidade entre a comunidade da manutenção predial, fazendo com que as boas práticas sejam uma realidade em sua forma de atuar.
No Brasil, os profissionais que atuam na área predial começaram, principalmente a partir do início dos anos 90, a focar o conceito de “Edifícios Inteligentes” para alavancar seu potencial. Muitas empresas da área de construção e manutenção predial constataram que para se manterem competitivas, precisam apresentar diferenciais em sua gestão de manutenção, e