Relatório
Departamento de Física.
Prática de Ensino de Física 1.
Relatório de Observação de Aulas
Estágio de observação realizado no IFPE – Instituto Técnico Federal de Pernambuco.
Análise crítica de observação das aulas
1. Introdução:
A observação de aulas, bem como o acompanhamento da realidade prática do cotidiano de um professor em atividade, é de extrema importância para a formação profissional de futuros docentes. É com esta observação direta que se pode perceber os diferentes modos de aplicação da teoria aprendida na faculdade em termos de didática e conteúdo. Após uma análise dos aspectos positivos e negativos observados durante as aulas ministradas, deve-se absorver as críticas como uma forma de crescimento profissional, experiência na forma de observação.
O acompanhamento de diversos professores da área de física serviu para a compreensão de que não existe uma forma única e universal de transmitir o conhecimento. Cada professor tem sua forma de acreditar na educação e na melhor relação ensinar-aprender. O papel do aluno observador é tentar entender como essa relação se dá e quais as vantagens que cada uma proporciona para a facilitação da transmissão dos conteúdos. Cada educador tem sua maneira independente de encarar a educação e quais os melhores caminhos para que ela se processe, mas existem pontos cruciais para que o processo de transmitir o conhecimento efetivamente.
Todas as aulas observadas durante este período foram ministradas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Foram assistidas aulas de física com diversos professores, porém, para fins de relatório, serão analisadas as aulas de apenas um professor. Em anexo ao trabalho, segue as fichas descritivas de cada aula assistida com o respectivo professor, com o total de carga horária de 60h.
2. Objetivo:
Analisar aulas ministradas no ensino médio que puderam ser observadas, compreender os aspectos positivos e