Relatório
Trabalhar com equipamentos utilizados em medidas de massa e volume de materiais líquidos e sólidos, e determinar a densidade de alguns materiais líquidos e sólidos.
2. Introdução
Densidade
Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.
Densidade = massa volume
A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. O que você entenderia se te dissessem que o chumbo possui maior densidade do que o alumínio? A explicação é que, num dado volume de chumbo há mais matéria que em uma mesma quantidade de alumínio.
Podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).
A densidade absoluta ou massa volumétrica define-se como a propriedade da matéria correspondente à massa por volume, ou seja, a proporção existente entre a massa de um corpo e seu volume. Desta forma pode-se dizer que a massa volúmica mede o grau de concentração de massa em determinado volume.(Quando a medida é feita no vácuo, portanto, eliminando o efeito do empuxo do ar).A densidade relativa é a razão entre as densidades absolutas de duas substâncias, onde normalmente a água é utilizada como substância padrão, pela conveniência da sua densidade (= 1,00 g/ cm). (Quando a medida é feita no ar).
3. Parte experimental
1. Material Utilizado
-Balança semi analítica
-Picnômetro de 25 ml
-Proveta de 25 ml e 100 ml
-Papel Absorvente
3.2. Reagentes
-Água Destilada
-Álcool etílico comercial
-Solução saturada de NaCl
-Cilindros Metálicos: Zinco, Ferro, Alumínio e Chumbo.
- Cilindro de Plástico e Parafina
2. Execução do procedimento A) Determinação de densidade de sólidos: Chumbo, Zinco, Ferro e Cobre.
1.Determinou-se a massa de uma amostra seca de zinco, em balança semi análitica e