Relatório
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira
BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Felipe Almeida e Silva
Rafaela Dal’Prá Brand
Talita Monteiro Medeiros
Relatório de Química orgânica
MEDIANEIRA - PR
Outubro – 2013
Introdução
A solubilidade é muito usada em laboratórios. Dentre muitas informações que pode-se retirar, a identificação de substâncias desconhecidas é uma das mais importantes, e é essa característica que será foco desta prática . Testes de solubilidade se baseiam na miscibilidade dos reagentes ou em possíveis reações entre eles.
Três informações podem ser obtidas com relação a uma substância desconhecida, através da investigação de seu comportamento quanto à solubilidade em: água, solução de hidróxido de sódio 5%, solução de bicarbonato de sódio 5%, solução de ácido clorídrico 5% e ácido sulfúrico concentrado a frio. Em geral, encontram-se indicações sobre o grupo funcional presente na substância. Por exemplo, uma vez que os hidrocarbonetos são insolúveis em água, o simples fato de um composto como o éter etílico ser parcialmente solúvel em água indica a presença de um grupo funcional polar. Além disso, a solubilidade em certos solventes fornece informações mais específicas sobre um grupo funcional, por exemplo, o ácido benzóico é insolúvel em água, mas o hidróxido de sódio diluído o converte em seu sal, que é solúvel. Assim, a solubilidade de um composto insolúvel em água, mas solúvel em solução de NaOH diluído é uma forte indicação sobre o grupo funcional ácido.
Diz-se que uma substância é solúvel em um dado solvente, quando esta se dissolve na razão 3g por 100mL de solvente. Porém, quando se considera a solubilidade em ácido ou base diluídos, a observação importante a ser feita não é saber se ela atinge os 3% e sim, se a substância desconhecida é muito mais solúvel na solução ácida ou básica aquosa do que em água.
Os compostos ácidos são classificados por