relatório
Centro de Ciências Rurais
Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos
Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Disciplina de Tecnologia de Frutas e Hortaliças
Profª. Marta do Canto Weber
Relatório: ketchup
Acadêmica:
Gislaine Nunes
Santa Maria, Junho de 2013.
Resumo
Ketchup é o produto elaborado a partir da polpa de frutos maduros do tomateiro (Lycopersicum esculentum L.), podendo ser adicionado de outros ingredientes desde que não descaracterizem o produto. Ketchup é um molho condimentado normalmente utilizado como acompanhamento ou complemento para outros alimentos ou como ingrediente em preparações culinárias, por conferir sabor e/ou realçar o sabor de outros alimentos. O objetivo da aula foi à produção de ketchup através de uma determinada formulação.
1. Introdução
O tomate é um fruto da família Solanaceae, erroneamente considerado legume pelos leigos. É fonte de vitaminas A e C e de sais minerais como potássio e magnésio. Está entre as hortaliças mais consumidas no mundo, sendo originária da América Central e do Sul. Inicialmente o tomate era cultivado como plantas ornamentais, pois era tido como venenoso pelos europeus. Somente a partir do século XIX é que os europeus que retornavam da América e o fruto vermelho começou a ganhar popularidade, no início na Itália, depois na França e na Espanha. A partir deste momento, o tomate passou a ser um dos principais ingredientes da culinária mediterrânea.
Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com seu formato e sua finalidade de uso: o tomate Santa Cruz, tradicional na culinária, utilizado em saladas e molhos e de formato oblongo; tomate Caqui, utilizado em saladas e lanches, de formato redondo; tomate Saladete, utilizado em saladas, de formato redondo; tomate Italiano, utilizado principalmente em molhos, mas pode ainda ser utilizado em saladas, possui formato oblongo, tipicamente alongado; tomate