Relatório
Instituto de Educação Superior de Brasília
Alunos: Wesley D. Bittencourt Machini e Rodrigo Fernandes da Silva.
Disciplina: Física I
Professor: Fábio Ferreira Monteiro
Relatório experimental (Relatório 1)
Título: Medidas e erros
Objetivos:
O principal objetivo no estudo sobre: a medição de cilindros, é para mostrar que pode ocorrer uma variação quando o objeto e medido duas ou mais vezes em pontos dialéticos ao primeiro utilizado. Sejam esses pontos relativos à sua altura, comprimento ou até mesmo com relação a sua perfuração interior. Com isso, percebe-se que pode haver um desvio nos resultados no decorrer das medições, esses desvios podem ser obtidos devido ao mau uso do equipamento, uma medição feita sem a devida atenção e cuidado, pelo erro de desvio padrão que o equipamento pode conter, ou muitas vezes pode ser ter através de um objeto com um pequeno erro de fabricação que não é perceptível a olho nu.
Introdução teórica:
Com a utilização de um paquímetro meça um objeto em diversos pontos, de forma interna e externa. Anote os resultados obtidos com relação a todos a dimensões possíveis relativas à altura e diâmetro. Após ter obtido várias resultados é calcule a variação da medida [pic] e do erro experimental [pic] que o objeto possui: 1º Calcula-se a média dos resultados que é obtida com a soma de todos os resultados divididos pelo número de vezes que foram calculados.
[pic]
Fórmula 1.0
2º Calcula-se o erro experimental que é a soma do erro instrumental (que no caso foi de um paquímetro que é um objeto analógico e por isso tem sua sensibilidade considerada apenas a metade) com o erro aleatório (desvio padrão) que é dado pela seguinte fórmula:
[pic]
Fórmula 1.1
3º Para calcular o volume de um cilindro, utilizamos a formula:
[pic]
Fórmula 1.2
4º Para se obter o erro experimental em relação ao volume calculado, calcula-se a derivada total da fórmula 1.2.
[pic]