Relatório
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Parasitologia e Microbiologia
Disciplina: Microbiologia e Imunologia básica para Odontologia
Professora:
Bacterioscopia da Placa dentária e do Sulco Gengival
R
Teresina – PI, 09 de Abril de 2013
Introdução
A placa dental é constituída primariamente por microorganismos em proliferação associada a células epiteliais descamadas, leucócitos e macrófagos em uma matriz intracelular aderente. As bactérias compõem aproximadamente 70 a 80% deste material. Além das bactérias, a placa dental pode conter outros microorganismos tais como fungos, micoplasmas, protozoários e vírus, os quais tem sido demonstrados em diferentes situações.
As espécies mais comumente encontradas na placa dental e no suco gengival são:
Streptococcus mutans, Streptococcus sangui, Lactobacillus sp. e Actinomyces viscosus.
Essas bactérias são divididas em Gram positivas e Gram negativas.
Gram postivas - tem uma única parede celular e uma camada bem espessa de peptidoglicanos. Utilizando a coloração de Gram, tingem-se na cor púrpura ou azul quando fixadas com cristal violeta, porque retêm esse corante mesmo sendo exposta a álcool.
Gram negativas – possuem parede celular mais espessa e uma segunda membrana lipídica que é diferente quimicamente da membrana plasmática e fica no exterior da parede desta parede celular. Já no processo de coloração o lipídio dessa membrana mais externa é dissolvido pelo álcool e libera o primeiro corante: cristal violeta. Ao final da coloração essas células são visualizadas na coloração rosa-avermelhada do segundo corante, lugol.
Objetivos
Através da Bacterioscopia da Placa Dental e do Sulco Gengival identificar as bactérias existentes nestes