Relatório
Nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino de matemática, proposto pelo Ministério da Educação, é possível observarmos que esse ensino deve estar ligado as experiências dos alunos, para que esse compreenda, isto é, apreenda o significado daquilo que lhe está sendo exposto, sendo capaz de relacionar o conteúdo matemática com sua efetiva aplicação em seu cotidiano. O tratamento dos conteúdos deve dar lugar a uma abordagem em que as conexões sejam favorecidas e destacadas. O significado da Matemática para o aluno deve resultar das conexões que ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano e das conexões que ele estabelece entre os diferentes temas matemáticos. Assim recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais apresentam-se com um papel importante no processo de ensino e aprendizagem da matemática.
No PCN e em alguns estudos vemos a importância do brincar e dos jogos para o aprendizado do aluno. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas. (BRASIL, 1998, p.46)
Foi pensando neste aprendizado de forma lúdica, que o Grupo pensou em exploração o TANGRAM, um material didático que possibilita a exploração de do desenvolvimento de diferentes conteúdos e ainda mostra que a matemática pode ser divertida.
Potencialidades do Tangram o uso em matemática
O Tangram é um material didático de baixo custo, fácil acesso e com muitas potencialidades no qual alunos de diferentes anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio poderão descobrir