relatório
PARTICIPANTES DO GRUPO: DEISE, DENISE, DANILA E HELOÍSA
INTRODUÇÂO
É preciso aliar o prazer e o divertimento à aprendizagem, porém, nem sempre isso é fácil, mesmo porque os interesses e as solcitações das crianças são bem diversos, e não são todas as situações de ensino-aprendizagem que possibilitam trabalho com a dimensão lúdica na escola. No entanto, no caso de jogos e brincadeiras isso é perfeitamente possível: aliam-se sabor e prazer com o prazer de aprender.
A escola precisa, então, oferecer situações em que as práticas sociais tenham significado para as crianças na interação com o outro, o que ocorre quando se pratica o letramento: uso da língua em situações de interação social, dentre outros, por intermédio de jogos, brincadeiras, parlendas e projetos.
Este fascículo fornece subsídios para o professor sobre a importância de se trabalhar os conteúdos de forma lúdica para o professor sobre a importância de se trabalhar os conteúdos de foram lúdica. Especificamente, aborda-se o uso de projetos e jogos em Alfabetização e Linguagem, desenvolvidos em escolas públicas do estado de Pernambuco. Em todos eles, os alunos colocam em prática habilidades diretamente relacionadas à Língua Portuguesa: na produção de um almanaque, em atividades lúdicas de leitura e escrita, de canto e expressão oral e de compreensão do sistema de escrita alfabética.
OBJETIVOS
Para alfabetizar letrando (mesmo que a criança ainda não saiba ler), têm-se os seguintes objetivos:
Refletir sobre o uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização.
Refletir sobre a importância de aliar o ensino do sistema alfabético a práticas de leitura e produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Reconhecer os objetivos didáticos que orientam a elaboração de projetos didáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Analisar alternativas didáticas elaboradas em projetos desenvolvidos por