Relatório
Neste relatório estão introduzidas informações dos experimentos realizados em duas aulas práticas efetuadas pelo professor Msc Daniel Santana, tendo como título “Técnicas de medidas de masa, volume e temperatura”.
O experimento realizado tem por base medidas das propriedades físicas (massa, volume e temperatura), o efeito da adição de um soluto (Nacl) a uma solução aquosa (água, gelo) à temperatura, a exatidão e precisão dos instrumentos utilizados nos procedimentos. Foi determinado experimentalmente na densidade da água através dos valores obtidos de massa e volume do mesmo.
2. DESENVOLVIMENTO
No nosso cotidiano, utilizamos a massa e o volume, a temperatura de um material indiferentemente como meios de avaliar quanta matéria está presente num determinado corpo, o estado físico dessa matéria, sua temperatura, tornando as coisas bem mais fáceis, devido ao fato dessas medidas serem adotadas pelo sistema internacional de unidades(SI) e utilizada por todos. Quando se pretende efetuar a determinação do volume de um corpo, utilizando algumas das técnicas habituais, surge a necessidade de precisar com rigor o que se entende por volume desse corpo. A razão explica-se por haver situações em que ocorre variação de volume com a variação de temperatura, mantendo-se, no entanto, a massa do corpo.
A unidade de massa no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o quilograma (kg). A medição da massa de um corpo efetua-se, normalmente, com balanças. Para a realização do experimento utlizou-se em nossa aula a balança analítica. As qualidades mais importantes de uma balança são a sensibilidade e a precisão.
A precisão de uma balança depende muito do ambiente em que se encontra e da habilidade do operador. Para conservar esta qualidade, devem evitar-se correntes de ar, variações de temperatura ou vibrações e resguardar a balança