Relatório ácido e bases
Nessa prática estudaremos as substâncias ácidas e básicas, portanto é importante o conhecimento, sobre o potencial hidroxiliônico (pH) e o potencial hidrogênioco (pOH.).
O valor da concentração dos íons H+ de uma solução constitui um critério para a determinação da acidez, basicidade ou neutralidade do meio. Uma solução ácida apresenta maior concentração de íons H+ e, conseqüentemente, haverá uma diminuição da concentra-ção dos íons OH-. Porém, se em uma solução a concentração de OH- for maior que a de H+, terá uma solução básica.
Potencial hidrogeniônico: é o logaritmo decimal do inverso da concentração molar dos íons H+ de um meio aquoso. Representa-se por pH.
Potencial hidroxiliônico: é o logaritmo decimal do inverso da concentração molar dos íons OH- de um meio aquoso. Representa-se por pOH.
A soma do pH e do pOH é sempre igual 14.
2. OBJETIVO
* Identificar as funções químicas ácidas e base através de indicadores químicos e do Ph. * Descobrir algumas propriedades de ácidos e bases. * Identificar a nomenclatura de alguns compostos
3. INTRODUÇÃO
3.1 Conceito de Arrhenius
A primeira definição de ácidos e bases foi dada pelo químico sueco Svante Arrhenius ao redor de 1884:
“Substâncias ácidas são aquelas que em solução aquosa dissociam-se em íons hidrogênios”
“Substâncias básicas são aquelas que em solução aquosa dissociam-se em íons hidroxilas”
A teoria de Arrhenius de ácidos e bases foi formulada com base na sua teoria de ionização das substâncias em soluções aquosas. As substâncias que se dissociavam totalmente ou em parte como íons em solução aquosa eram considerados eletrólitos. Aquelas que se dissociavam totalmente eram eletrólitos fortes, as que não se dissociavam totalmente eram eletrólitos fracos.
No caso dos ácidos fortes tais como H2SO4, HNO3, HCl, HClO4, os quais se ionizam completamente em solução aquosa e fornecem íons hidrogênio (H+), a teoria de Arrhenius funcionava