Relatório Ácido Urico
Introdução
O ácido úrico é um composto orgânico de carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio. Sua fórmula química é C5H4N4O3.
O ácido úrico é uma substância produzida pelo nosso organismo quando da utilização de todas as proteínas que nós comemos na alimentação do dia-a-dia. Numa explicação mais simples, pode-se dizer que quando as moléculas de proteínas dos alimentos são partidas em pedaços dentro do nosso organismo para servir de energia, o que sobra de todo esse processo é o ácido úrico.
O ácido úrico é encontrado na urina em pequenas quantidades (o produto de excreção principal é a uréia). Em alguns animais, como aves e répteis é o principal produto de eliminação, e é expulso com as fezes. O alto teor de nitrogênio no ácido úrico é a razão pelo qual o guano é tão valioso como fertilizante na agricultura.
Bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas, e alimentos ricos em purina (ervilhas, feijão, carnes, tomate, frutos do mar etc.) é reconhecidamente uma importante fonte para o aumento do nível de ácido úrico no organismo.Ácido Úrico e Doenças Renais.
Objetivo
Este exame pode ser usado para avaliar os níveis do ácido úrico. Pode ser usada para diagnosticar gota, artrite úrica, insuficiência renal aguda e/ou crônica, calculo renal. Ele é utilizado para medir a concentração de acido úrico no sangue.
Materiais e reagentes
Tubos de ensaio (sangue, soro, teste, padrão)
EPI’S (jaleco, luvas, mascara)
Seringa e agulhas
Centrifuga
Espectrofotômetro
Cronometro
Micropipeta de 500 e 50 microlitros
Algodão, álcool e garrote
Cubeta
Ponteiras para micropipeta
Reagente de trabalho (formado pela mistura do reagente 1 e 2)
Padrão
Procedimento
Identificar o paciente e seus dados
Coleta do material sanguínea de acordo com o POP
Centrifugar por 15 minutos o material sanguíneo
Adicionar 0,02ml soro no tubo teste
Adicionar 0,02ml padrão no tubo padrão
Adicionar 1,0ml reagente