relatório(Resistividade+resistência)
Resistividade
1.Indrodução
2.Materiais e Métodos
3.Resultados e Discussões
4. Conclusão
Resistência
1.Indrodução
2.Materiais e Métodos
3.Resultados e Discussões
Resistividade(ρ)
1-Introdução
A resistividade, cujo símbolo é ρ, consiste na propriedade característica de um material que expressa a maior ou menor resistência que este opõe ao ser atravessado pela corrente elétrica. É a quantidade oposta à condutividade e exprime-se em ohms por metro (Ω/m). A sua grandeza determina-se através da expressão: ρ = R.A/L, onde R é a resistência elétrica, e A á secção transversal do material e L o seu comprimento.
Os materiais condutores possuem uma resistividade compreendida entre 10-8 e 10-6 ohm/m, enquanto que nos isoladores esta oscila entre 107 e 1023 ohm/m.
A resistividade de um material depende de alguns fatores como:
• Temperatura em que se encontra o material;
• O material que constitui o condutor;
• O comprimento ℓ; • A área da secção transversal.
O objetivo da experiência realizada foi determinar a resistividade de um fio metálico e identificar o material do mesmo; através do valor da resistividade.
2-Materiais e métodos
Medimos a resistência do fio utilizando um Multímetro na função ohmimetro, variando seu comprimento por meio de um suporte de barra de 1m. Fomos medindo a resistência com o comprimento variando na razão de 10cm, feito isso montamos uma tabela com resistência(ohm) em função do comprimento(m). Depois calculamos a área da secção transversal do fio utilizando a fórmula da secção A = *r².
Estimando o valor do raio como r = 0,2mm, teríamos a área A =1,25x10^-7 m². Aplicando em:
Utilizando-se de R1 e L1, 2,2(ohms) e 0,1(m) respectivamente:
ρ = (2,2*1,25x10^-7)/(0,1), teríamos ρ = 2,75x10^-6
Como ρ do nicromo = 1.10×10−6 ,poderíamos dizer q o material do fio