RELATÓRIO - A origem do homem
Estes estudos nos levam ao DNA mitocondrial, através do qual é possível chegar a um único ancestral, a “Eva Genética”, um rastreamento genético que permite traçarmos o passado da humanidade e sua origem.
Os primeiros humanos viviam em ilhas na Árica, por volta de 500 min anos atrás, conhecidos como caçadores-coletores. A África tinha um clima seco e inóspito que resultava na escassez de alimentos e recursos naturais, enquanto a maior parte do planeta vivia a Era Glacial, e por conta deste clima africano o homo sapiens começa a explorar outros lugares do planeta. Há 100 mil anos, por exemplo, nossos ancestrais atravessaram o Mar Vermelho – importante ressaltar que nesta época o nível do mar era bem mais baixo – rumo a regiões do Oriente Médio e Índia e, mais pra frente, acaba por ocupar todo o planeta, dando fim a nossa migração.
Esta mudança territorial resulta em uma série de mudanças físicas – como cor da pele, dos olhos, etc. Estas mudanças geraram o conceito de raças, porém, hoje sabemos que são apenas consequências de mutações causadas pela necessidade de se adequar ao clima no qual um determinado grupo se estabelecia.
A nova ciência diz que há uma corrente contínua que nos liga a nosso passado, e uns aos outros, desta maneira conseguimos respostas para duas antigas questões: “quem somos?” e “de onde viemos?”. As pesquisas nos respondem que todos compartilhamos a mesma genética, porém, os cientistas ainda não conseguiram definir o que houve antes da “Eva Genética” e de onde ela veio. Por isso, hoje, conseguimos apenas trilhar os passos de nossos ancestrais – desvendando assim alguns mistérios sobre nossas origens – mas, a real origem da