Relatório volumetria por retorno EDTA e leite
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas
Determinação do teor em cálcio e em magnésio numa amostra de leite por titulação complexométrica com EDTA
Trabalho realizado em 1 de abril
2014
Objetivo:
Determinação do teor de cálcio e em magnésio numa amostra de leite por complexometria
Resumo:
A realização desta atividade experimental pode dividir-se em duas partes. A parte A constitui a determinação da soma de teores em cálcio e magnésio. Para tal, efetuámos uma titulação por retorno em que o auxiliar da reação foi o EDTA e os analitos a considerar foram os iões cálcio e o magnésio. Esta titulação realizou-se a pH=10 e usámos como indicador o negro de eriocromo T. A determinação do volume médio da solução padrão do ião magnésio gasto na titulação permitirá calcular a quantidade dos iões cálcio e magnésio em 5 mL de leite. A parte B consistiu na determinação do teor de cálcio. Nesta titulação por retorno, o auxiliar da reação foi o EDTA e o analito, o ião cálcio. A segunda titulação foi realizada a pH = 12, e utilizámos o indicador murexida na quantificação do cálcio, pois a este valor de pH o magnésio precipita sob a forma de hidróxido de magnésio. A determinação do volume de solução padrão de ião cálcio gasto em titulação permitirá calcular a quantidade de iões cálcio presentes em 5 mL de leite. Este valor, subtraído ao obtido na parte A, permitirá a determinar da quantidade de iões magnésio. Em ambas as partes, o valor obtido será comparado com valores de referência, nomeadamente com os apresentados no pacote de leite selecionado para a atividade experimental.
Fundamentação:
A realização deste trabalho experimental tem como objetivo determinar a concentração mássica dos iões cálcio e magnésio numa amostra de leite.
Neste trabalho experimental, a técnica utilizada é uma complexometria (ou volumetria de complexação). Numa complexometria, o titulante é um agente complexante, isto porque ao ser adicionado ao