Relatório Volumetria de Oxirredução
COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA EXPERIMENTAL
Prof.a Simone Moraes da Silva Noremberg
VOLUMETRIA DE OXIRREDUÇÃO
Acadêmicas: Edina Abreu, Eloisa Gomes, Gabrielle Dornelles e Lucineli
Chamorra
Itaqui-RS/ 2014
1. Introdução:
Os fenômenos ou reações de oxidação e redução são muito importantes na química e os mais frequentes em nosso cotidiano. Do ponto de vista da estrutura da matéria, a oxidação é apenas a transferência de elétrons entre os átomos. Os processos de oxidação e redução são necessariamente coocorrentes, pois os elétrons liberados na oxidação são usados na redução. Para que uma reação de oxirredução ocorra, um dos reagentes deve apresentar a tendência de ceder elétrons, e o outro, de receber elétrons.
A volumetria de oxirredução se aplica à determinação de elementos que apresentam dois ou mais estados de valência. Conforme o estado de valência em que se encontram, esses elementos podem sofrer redução ou oxidação.
O ácido ascórbico (vitamina C), que possui fórmula química
C 6H8O6, é um potente agente redutor que se oxida facilmente e de modo reversível a ácido dehidroascórbico. A vitamina C funciona como agente preservativo em alimentos. Para evitar a ação do tempo nos alimentos, as indústrias se valem de agentes que preservam a integridade do produto, aumentando a sua data de validade. Existem dois grandes grupos: os antioxidantes e os antimicrobiais. Os antioxidantes são compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidativos. A oxidação envolve a adição de um átomo de oxigênio ou a remoção de um átomo de hidrogênio das moléculas que constituem os alimentos. O método de Iodimetria tem como titulante: Solução padrão de Iodo (sob forma I3 -)
A solução de iodo em iodeto aquoso tem uma cor amarela intensa a castanha, assim o iodo serve como seu próprio indicador. Mas, o teste torna-se muito mais sensível com o uso de uma solução de amido como