Relatório Visita à COMPESA
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
RELATÓRIO DE AUTOMAÇÃO
rECIFE, junho de 2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO No atual cenário industrial, os objetivos são cada vez mais desafiadores e para que a qualidade e a eficiência sejam atingidas, é necessário um crescente amparo do uso da automação. A automação traz à tona novas funcionalidades, levando mais eficiência, controle e organização às empresas. Não existe progresso ou desenvolvimento na logística sem automação de processos.
O presente trabalho visa relatar a visita realizada pelos alunos de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco ao Sistema de tratamento de água da Compesa em Pirapama no dia 08 de junho de 2011. Tal sistema não teve suas obras concluídas até a data da mencionada visita.
A Compesa tem o objetivo de prestar serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de forma eficiente e sustentável, conservando o meio ambiente e contribuindo para a qualidade de vida da população.
Atualmente, 60% da água distribuída é desperdiçada antes de chegar ao seu destino final por problemas nas tubulações e furtos de água. Há um rodízio de água em vários bairros da Grande Recife e o Sistema Pirapama tem como objetivo resolver este problema.
Tanto em Pirapama quanto em outras unidades da Compesa, o processo de tratamento de água é como o descrito abaixo:
A água represada é encaminhada para a elevatória, sendo parte dela liberada de forma turbulenta a fim de dar continuidade à vazão do rio. De lá, ela é bombeada para o TAU (tanque de acionamento unidirecional, que serve para regular a pressão da água), e, em seguida, segue por gravidade até a ETA (estação de tratamento de água).
Na ETA, o processo de tratamento acontece como mostrado no esquema a seguir.
Figura. Esquema de tratamento de água na ETA.
Caixa de Chegada – compreende a