Relatório visita técnica
VISITA TÉCNICA
ENSINO MÉDIO / TÉCNICO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL II
SÃO LUIS
2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS MONTE CASTELO.
ALUNOS: Ariana Reis e Andressa Cutrim
PROFESSOR: Wagner Villar
MATÉRIA: Automação Industrial II
TURMA: 603
CURSO: Eletrotécnica
MODALIDADE: Integrada
MÓDULO: VI
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA DE
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL II
São Luís
2011
OBJETIVO / INTRODUÇÃO
No dia 24 de novembro de 2011, foi realizada uma visita à CEPEL - Comércio de Papéis e Embalagens LTDA. Lá nós pudemos agregar conhecimentos mais práticos aos conhecimentos teóricos que possuíamos, não só nesta matéria, mas também em outras como: Redes Industriais, Segurança do Trabalho e Acionamentos de Motores.
Os principais pontos destacados durante a visita, relacionados à Automação Industrial, referem-se ao CLP; mas destacaremos aqui outros pontos, não menos importantes sobre a visita, expondo nossa opinião e analisando o que foi visto durante a visita realizada.
São vários os aspectos que serão considerados e explorados:
Segurança do Trabalho
Manutenção e Higiene
Sustentabilidade
Sistema Supervisório
Motores
Painéis
Segurança do Trabalho
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil. A observância às normas de Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.
Algo que