Relatório visita aos correios
Primeiramente vimos a mala de com as cartas recebidas pelos correios devidamente identificada no setor de recebimento. Toda a carga Sedex 10 é identificada com uma fita azul e um lacre, e as que têm um lacre vermelho ou amarelo são Sedex.
Existe um centro específico para carga internacional que fica na Ilha do Governador. O Rio de Janeiro não tem alfândega então as mercadorias internacionais são encaminhadas para São Paulo de caminhão, e de lá seguem para o destino final.
Os correios trabalham em turnos: de manhã são priorizadas as cargas residenciais, de noite as cargas que precisam de certo tratamento vão para São Paulo de madrugada. Tudo com sua devida identificação.
O ideal para a logística é um prédio na horizontal, mas o prédio dos correios localizado no centro do Rio de Janeiro é antigo, por isso é na vertical (possui andares).
Em cada andar tem um quadro localizado na entrada identificando o processo realizado naquele piso. Conhecemos o 5º andar onde são tratadas todas as correspondências registradas e correspondências semi-embaraçosa e as embaraçosas que são separadas. Logo após é feita a separação por destino. Em cada andar tem placas com frases de estímulo ao trabalho a ser feito (PPP – Padrão de Processo Produtivo).
Kamban é a medição de qualidade de tempo de entrega e recebimento da mercadoria. Toda tarja amarela significa que a carga é exportação, tarja branca significa mercadoria registrada.
Ao fim de cada turno é feito o Registro Diário de Operações de Controle de Funcionários e cargas relacionado a tipo, formato e