Relatório vias de administração
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
FARMACOLOGIA PARA MEDICINA
IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DOS MEDICAMENTOS
Twenty-two points, plus triple-word-score, plus fifty points for using all my letters. Game's over. I'm outta here.
JOELINE MARIA CLETO DE SOUSA
NOVEMBRO/98
INTRODUÇÃO
Numerosos fatores podem interferir sobre a modalidade e efeitos farmacológicos (como a fórmula da substância ativa da droga, a dosagem administrada e dentre outros), entretanto a via de administração deve ser destacada como um fator primordial, principalmente quando se refere à forma de absorção dos medicamentos. A escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada - local ou geral; rapidez de ação desejada – via intravenosa possui efeito mais rápido e a via enteral efeito mais lento; e a própria natureza do medicamento – os voláteis pela via pulmonar, os que resistem à ação do suco gástrico pela via parenteral, se for cáustico somente pela via intravenosa e os insolúveis não devem ser administrados por via parenteral (2).
A experiência realizada em Rattus norvegicus tem como objetivos mostrar variações na intensidade do efeito da absorção de uma substância (tiopental) quando se varia a via de administração desta.
II. MATERIAL E MÉTODO
O trabalho experimental foi realizado no laboratório de Farmacologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), utilizando-se 3 animais da espécie Rattus norvegicus de variedade albina, dócil e de fácil manejo em laboratório. O fármaco utilizado foi o tiopental (25mg/ml) na dose de 25mg/kl, administrado pelas vias oral, venosa e subcutânea.