Relatório usinagem
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO POR USINAGEM
Guilherme de Oliveira Ramos
Engenharia Automotiva
Turma 1513, Aula II (30/10/09)
Canoas, 06 de novembro de 2009
1. Objetivo
Famializar-se com os processos manuais de fabricação. Operações básicas dos processos de fabricação por usinagem: torneamento, furação, retificação, fresamento, aplainamento, alargamento, afiação de ferramentas. Verificação da influência do material da peça, da ferramenta e das condições de usinagem na formação do cavaco e no acabamento superficial da peça. Produção de uma peça utilizando as ferramentas básicas de usinagem.
2. Equipamentos
- Torno - Ferramenta para torneamento externo. - Ferramenta para torneamento interno. - Ferramenta para corte. - Ferramenta para furar. - Instrumentos de medição
3. Material
- Uma barra com formato cilíndrico feita de Technyl
4. Procedimento
1. – Serramento
Inicialmente, o material possui um comprimento exagerado. Utiliza-se uma serra para obter uma peça com comprimento(C) de aproximadamente 90 mm. Sempre aproveitando o tamanho inteiro da serra e aplicando a força na direção contrária dos dentes da mesma.
[pic]
2. – Faceamento
Para que a peça tenha um acabamento melhor, utiliza-se esta operação removendo aproximadamente 5 mm para que a peça fique com um comprimento igual a 85 mm.
3. - Furação (broca de centro) A furação com a broca de centro serve para que o objeto tenha um melhor encaixe no torno.
4. – Desbaste
Partindo do topo da peça, sentido base. Com as seguintes medidas:
5. – Desbaste em ângulo
Para esta operação é necessário calcular o ângulo a qual o torno vai obedecer. Da seguinte maneira:
6. – Sangramento
O sangramento é feito partindo da lateral da peça, sentido centro.
7. – Furação É feita partindo do mesmo princípio da furação com broca de