Relatório uan - nutrição
Segundo Mezomo (2002), as funções administrativas de uma Unidade de alimentação e Nutrição são: planejamento, direção, organização e controle.
O planejamento é a forma de relacionar os objetivos com as condições disponíveis e determinar a melhor forma de execução das operações. Através dele são antecipadamente previstas as ações concernentes a: o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer. (TEIXEIRA, 2000)
A razão da direção é conseguir que os subordinados executem o que foi planejado. O chefe imediato deve comunicar aos subordinados os planos estabelecidos e motiva-los à ação. (MEZOMO, 2002)
A organização é o agrupamento das atividades necessárias para realizar objetivos e planos, a atribuição dessas atividades a departamentos apropriados e os passos necessários para delegação e coordenação da autoridade. (TEIXEIRA, 2000)
Para cada área de serviço, existem controles especiais que podem proporcionar maior praticidade na execução das atividades, permitindo assim que o funcionamento do serviço tenha, senão um fluxo ideal de trabalho, o mais adequado dentro das condições gerais em que as tarefas se desenvolvem. Controlar significa comparar, analisar e avaliar a execução e o desempenho dos serviços no Serviço de alimentação. O controle é feito sobre as tarefas do S.A, ou seja, quantidade, qualidade, níveis de estoque, prazos, custos, características dos produtos e serviços, higiene, etc. (MAISTRE, 2000)
Uma avaliação diária das sobras é outra medida que pode ser utilizada no controle. A quantidade de sobras deve estar