Relatório técnico
O químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), deu início às suas descobertas sobre a Lei de Conservação das Massas no ano de 1785, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Esse cientista foi muito importante para a ciência, e foi até considerado o pai da química moderna.
Para constatar suas idéias, Lavoisier fez inúmeras experiências em seu laboratório próprio, uma delas consistia em pesar as substâncias participantes de uma reação química, antes e depois que ela ocorresse. Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema fechado a massa total permanece constante.
A lei de Lavoisier pode ser enunciada assim: Num sistema fechado, quando duas ou mais substancias reagem entre si, a massa total dos produtos é igual à soma das massas das substâncias reagentes. Ou de maneira mais simples e já popularizada: Na natureza nada se cria, nada se perde; tudo se transforma. Durante as reações químicas não há criação nem perda de massa; o que ocorre é a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias. Objetivo Verificar experimentalmente que a massa dos reagentes é igual à massa dos produtos formados em uma reação química.
Materiais e Reagentes
1 garrafa com tampa
Solução aquosa de nitrato de prata (AgNO3)
Solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl)
Tubo de ensaio
Pipeta de Pasteur
Proveta de 25 mL
Balança
Pinça
Procedimento Inicialmente, mediu-se 11ml da solução de cloreto de sódio na proveta de 25 mL e transferiu a solução para dentro da garrafa. Adicionou-se 2mL da solução de nitrato de prata ao tubo de ensaio com o auxilio da Pipeta de Pasteur. O tubo de ensaio foi cuidadosamente colocado dentro da garrafa, tomando cuidado