Relatório Técnico à um canteiro de obra
O canteiro de obras se caracteriza como um conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção. É dividido basicamente em duas áreas: a área operacional e a área de vivência. Na tabela em anexo analisaremos as demandas necessárias ao bom funcionamento de um canteiro, baseadas na visita e observação do canteiro de obras do Terminal Integrado Joana Bezerra, localizado na Rua Jaraguari, s/n, Recife, PE.
O Terminal Integrado Joana Bezerra visa à melhoria, adequação e pavimentação do sistema viário adjacente de acesso ao terminal e estação do metrô da cidade. O canteiro que analisamos se encontra em fase intermediária, já apresentando estrutura em alvenaria e instalações de diversos tipos. Partindo da análise dos elementos e planejamento do canteiro, a organização se encontra presente em todas as suas áreas; porém, apesar de apresentar condições de higiene adequadas, a presença de ratos é constante na obra, o que deixa a limpeza (no caso dedetização) a desejar.
Em relação aos elementos do canteiro ligados à produção, o único item que se encontra em falta é a central de pré-moldados, mas isso é justificável tendo em vista a etapa que o canteiro se encontra, e sabendo que a central existiu na etapa inicial do canteiro, e que hoje em dia existe o estoque dos pré-moldados. Em relação à organização, o canteiro se mostra excelente, apresentando coleta dos entulhos, e além disso, possuindo instalações físicas, redes de distribuição de água, esgoto e energia organizados, e acessos e vias de circulação otimizados. Em relação à frequência do volume de fornecimento de materiais, os trabalhadores do canteiro informaram que cimento é fornecido de doze em doze dias, e os outros materiais todos os dias. Quando analisamos as áreas de vivência, vimos que elas se encontram em bom estado. Em relação às instalações elétricas, podemos ver que é existe