Relatório técnico – motor convencional lycoming piaggio
1090 palavras
5 páginas
Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEACurso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves
Relatório Técnico – Motor Convencional Lycoming Piaggio
Por:
Marco Antonio Leite da Rocha RA 220723354
3º Período – Turma I
Abril de 2012
Marco Antonio Leite da Rocha
Relatório Técnico – Motor Convencional Lycoming Piaggio
Trabalho apresentado na disciplina de Motores Convencionais como requisito para a obtenção de créditos na 2 ª etapa.
Professor: José Cândido A. Júnior
Belo Horizonte – MG
Universidade FUMEC
Resumo
O presente relatório tem por finalidade identificar os componentes de um motor Lycoming Piaggio, descrever a quantidade e onde estão localizados os componentes do referido motor.
Características do Motor
O motor Lycoming Piaggio e do tipo cilindros opostos, mostrados na figura 1-1, têm duas carreiras de cilindros diretamente opostos, com eixo de manivelas no centro. Os pistões das duas carreiras de cilindros são conectados ao eixo de manivelas. Embora o motor possa ser refrigerado a líquido ou a ar a versão refrigerada a ar é utilizada predominantemente em aviação. Ele pode ser montado com os cilindros na posição horizontal ou vertical. Os motores opostos têm uma baixa razão peso-cavalo força, e sua estreita silhueta o torna ideal para instalação horizontal em asas de aeronaves. Outra vantagem é sua relativamente baixa vibração.
Figura 1-1 Motor tipo cilindros opostos
Componentes do Motor
Bielas
Braço de ligação entre o pistão e o eixo de manivelas; recebe o impulso do pistão, transmitindo-o ao eixo de manivelas (virabrequim). É importante salientar que o conjunto biela-virabrequim transforma o movimento retilíneo do pistão em movimento rotativo do virabrequim. Este motor possui um conjunto de 06 bielas.
Figura 1-2 Biela
Pistão
É a parte móvel da câmara de combustão, recebe a força de expansão dos gases queimados, transmitido-a à biela, por intermédio de um pino de aço (pino do pistão). É em geral