Relatório técnico de medidas de volume
Departamento de Química – Curso Técnico em Química
Introdução à Química Experimental
Determinação do volume de líquidos utilizando vidrarias volumétricas
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Departamento de Química – Curso Técnico em Química
Introdução à Química Experimental
Determinação do volume de líquidos utilizando vidrarias volumétricas
Relatório técnico referente à atividade experimental desenvolvida nos dias 23 e 30/07/2014, como requisito parcial para aprovação na disciplina Introdução à Química Experimental, do curso técnico em Química do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Sumário
1 Introdução 3
2 Parte Experimental 4
2.1 Materiais 4
2.2 Substâncias e Soluções 4
2.3 EPI’s 5
2.4 Procedimento 5
2.4.1 Montagem 6
3 Resultados e Discussão 6
Introdução
Após a descoberta do fogo, uma das principais atividades humanas relacionadas com a Química foi a culinária. A partir daí, passando pela busca de remédios e venenos, a ideia de quantidade foi inserida no pensamento e costumes humanos. Para se chegar ao resultado desejado, uma porção equivalente ao produto original deveria ser utilizada, o que se relaciona diretamente aos conceitos de massa e volume (ARAGÃO, 1948). Volume é a extensão de espaço ocupado por um corpo (USBERCO e SALVADOR, 2006). Sua precisão é fundamental em procedimentos laboratoriais, principalmente os analíticos, e, para isso, instrumentos específicos são utilizados. Estes são geralmente constituídos de vidro, mas também podem ser encontrados em poliuretano1, para medição de substâncias que ataquem o vidro (CHRISPINO, 1994).
O volume pode ser medido de maneira confiável com uma pipeta, uma bureta ou uma proveta. As pipetas comuns são cilíndricas, estreitas, e se prolongam em ambos os extremos. A parte superior contém um anel gravado, indicando a capacidade do